Ports, a mão na roda do FreeBSD.


Muito se fala que o mundo UNIX é complicado. E é, para os usuários acostumados ao "conforto" do Windows.

Mas mesmo no "complicado" mundo dos UNICES, existem suas facilidades que meio que contrastam com a realidade da estrutura do sistema e do nível de entendimento que você deve ter sobre o mesmo. No mundo Linux, temos o apt-get (Debian-like), yum (Red-Hat-like), YaST (SuSE), installpkg (Slackware, ok, não é tão fácil assim), entre outros.


No FreeBSD - um sistema conhecido pelo seu alto desempenho, segurança, estabilidade e também por sua "complexidade" - temos o chamado Ports Collection, ou simplesmente, Ports.

Se você já se familiarizou com alguns gerenciadores de pacotes do Linux (eu amo o apt-get), irá "pegar a manha" no FreeBSD também. Os chamados "Ports" do FreeBSD, estão localizados no diretório "/usr/ports".

Se você digitar um "ls" irá ver que os mesmos estão separados por categoria, é muita coisa, MUITA mesmo que ficaria um pouco complicado olhar de uma em uma até achar o que você quer; para isso digite: make search key="palavra-chave".

Opa, make?!

Sim.

Alguém teve a idéia brilhante de criar uma estrutura de pacotes baseada em Makefiles, ah, e diferente de apt-get, yum, etc.. os pacotes que são baixados, são código-fonte e não em formato binário. Mas não se assuste, o Ports irá resolver todas as dependências e irá compilar tudo direitinho pra você.

Na prática:

Vamos utilizar o Ports na prática, para instalar a versão corrente do GNOME, que atualmente é a 2.20 (data em que este artigo foi escrito).

Primeiro, vamos ir para a pasta /usr/ports:

#cd /usr/ports

Já que existe a categoria 'x11', pressupomos que o GNOME esteja lá:

#cd x11/gnome2

Se algo der errado, digite:

#pkg_add -r gnome2

E vá tomar um chá, conversar com os amigos, namorar, etc.. porque isso demora pacas (pelomenos no caso do gnome).

Se a mudança de diretório para 'x11/gnome2' ocorreu sem problemas, vamos iniciar:

#make && make install

Deverá aparecer uma caixa de diálogo com algumas opções de compilação, etc. Escolha as que mais lhe agradam e de "OK". (Obs.: quantos mais ítens "extras" forem escolhidos, obviamente que a copilação irá durar mais).

E agora: vai demorar... hehe!

Recomendo que você tenha uma boa conexão banda-larga e um bom computador, pois além de baixar todo o GNOME e suas dependências em código fonte, terá de compilar um a um. Mas não se assuste, o Ports fará isso tudo automaticamente pra você.

Desvantagens: Demora muito tempo e corre risco de algo dar errado.

Vantagens: Você personaliza a seu gosto, otimiza para seu processador e conseqüentemente os programas compilados terão maior performace.

1 Response to "Ports, a mão na roda do FreeBSD."

  1. Unknown says:

    Esse artigo de fato foi muito bem elaborado, porem discordo apenas com o comando que voce supostamente colocou para "baixar o source do gnome2".
    Bem, na verdade, caso nao tenha o x11/gnome2 dentro de /usr/ports, pode-se baixa-lo via CVSUp (instrucoes de instalacao no site do freebsd). Em relacao ao pkg_add, se usa-lo como descrito no site:
    pkg_add -r gnome2, ele ira baixar todos os pacotes compilados e instala-los automaticamente, o que tecnicamente eh muito mais rapido do que baixar os pacotes 1 por 1 e ir compilando, compilar dependencias e etc. :)