Recuperando partições deletadas com TestDisk
Um certo dia instalei o Windows Vista no meu PC em uma partição separada.
Mas me enganei na hora de escolher a partição, e instalei em uma de apenas 10GB, ou seja, impraticável para o Vista.
Então baixei um programa para redimensionar outra partição e dar espaço para aumentar a de 10GB, usei o tal do EASEUS Partition Manager (NUNCA USE ESTE PROGRAMA) e, POMBAS, falhou!
Resultado: perdi todos os dados da partição que eu redimensionei! Pelomenos ele redimensionou...
O problema, é que eu burramente não fiz backup de nada e nesta partição tinha arquivos importantes meus e da minha mulher, que não poderiam ser perdidos de maneira alguma.
Qual a solução? Saí procurando no Oráculo que tudo sabe. Eis que encontrei uma maravilhosa ferramenta chamada TestDisk.
O TestDisk é uma ferramenta OpenSource, funciona tanto em Linux quanto Windows e também em outros sistemas operacionais.
TestDisk: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download
Recuperando a partição deletada.
Esta parte do artigo basea-se no uso em Windows Vista, mas o procedimento é o mesmo, ou bastante parecido em outros sistemas operacionais suportados pelo TestDisk.
Primeiro, efetue o Download e descompacte o TestDisk, então inicie o TestDisk pelo comando TestDisk.exe no CMD do Windows.
OBS.: Caso esteja usando Windows Vista, crie um .bat para inicializar o TestDisk e inicie-o como Administrador, caso contrário ele será incapaz de detectar seus discos.
1 - Primeiro aparecerá uma tela perguntando se você quer criar logs e suas respectivas opções, escolha a que melhor lhe agradar e prossiga;
2 - Selecione o disco onde está a partição a ser recuperada;
3 - Selecione o tipo de partição, no caso de Windows, Linux em PC, escolha Intel/PC Partition;
4 - Ele irá mostrar uma lista de possíveis partições e talvez mostre sua partição corrompida. Caso não mostre nenhuma partição a recuperar, selecione Quick Search.
5 - Após o procedimento Quick Search, ele irá lhe apresentar as partições possívelmente corrompidas destacadas em verde. Selecione a partição que quer recuperar então tecle "P" para listar seus arquivos, caso seja realmente a partição, volte a tela de listagem e selecione "A" para que o programa possa adicioná-la novamente a lista de partições válidas.
6 - Seja feliz com sua partição e respectivos arquivos recuperados ;-).
Caso não encontre a tão procurada partição, tente o método Deep Search, que é bem mais demorado. Este programa é bem eficiente, me salvou anos de trabalhos perdidos.
O TestDisk também permite outras formas de recuperação de dados, em outros tipos de mídia, você pode verificar isso em seu Wiki.