Embate Do Século: Código Aberto vs Capitalismo



Notícias sobre o acordo Ms - Novell como a montagem do laboratório de interoperabilidade ou MS - Sun com o pagamento de mais de 1,5 Bilhões de Dólares para por fim em processos de patentes para a Sun, mostram como a força do Capital bota em vigor o velho Ditado: Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Com algumas aspas, pois tais acordos foram feitos antes mesmo de se tentar um confronto direto para ver quem seria o derradeiro vencedor.

Outras notícias como o forte investimento da Novell em sua distribuição Linux, que tenta e em parte já conseguiu abocanhar uma parte do mercado corporativo, mostra que o investimento em projetos de Software Livre/Código Aberto pode gerar retorno financeiro a ponto de despertar a "Boa Vontade" da MS em evitar processos por quebras de patentes entre ela e empresas que desenvolvem o Linux, um dos principais pontos do acordo MS - Novell.

Até pouco tempos atrás havia uma certa dificuldade de se implementar recursos gráficos no Linux devido a falta de acesso aos Drivers. O tempo passa e mesmo sem contar com recursos gráficos avançados o Linux se propagou despertando mais uma vez o interesse de empresas como a Nvidia que liberou parte de seus Drivers facilitando a implementação nos Desktop de recursos avançados, como a área de trabalho em 3D entre outras funções que nos enchem os olhos. Em pouco tempo uma disputa maniqueísta entre a Nvidia e a ATI se formou já que esta última representava "O Mal" ao não liberar seus Drivers e ameçar processar quem os usasse alguma partes destes conseguidos através de Engenharia Reversa. Depois de vários meses dessa disputa maniqueísta, os ânimos foram acalmados pela compra da ATI pela AMD que anunciou que embre liberaria parte dos Drivers para serem usados pela comunidade de CA/SL o que realmente aconteceu, pelo menos aparentemente como publicou o Notícias Linux.

Um dos pioneiros nessa área foi Linus Torvalds que nessa entrevista releva um pouco do seu ponto de vista.

Como sabemos que atualmente nada é de graça quando se trata de grandes empresas oferecendos produtos, então como será o equilíbrio entre o sistema de Códido Aberto e Capitalismo existirá já que o grande segredo da indústria é nunca revelar de onde se copiou a idéia ?


0 Response to "Embate Do Século: Código Aberto vs Capitalismo"