Instalando o Moodle

Este artigo ensina a instalar o Moodle conforme eu prometi no artigo abaixo.

Antes de começar a instalação verifique se você já atende os seguintes requisitos:

Apache,
PHP,
MySQL.

Como esse artigo é falando sobre o Moodle, me limitarei apenas á instalação do mesmo, para saber como instalar o Apache, MySQL e PHP, existem muitos outros artigos disponíveis na internet. Recomendo que faça uma busca no Google
Aviso: Para esta instalação foi utilizado como base o Linux, distribuição Slackware 12.00. Mas nada impede de o mesmo funcionar em outras distribuições e no Windows (com algumas modificações simples).

Começando
Para começar a instalar, precisamos antes baixar uma versão do Moodle, este link tem a versão 1.8.2+.

Após terminar o download, vamos descompactá-lo com o comando:

# unzip moodle-lastest-18.zip

E logo depois teremos de mover todos os arquivos extraídos para o diretório que seu servidor web está servindo, com o comando:

# mv moodle/ xyz

Atenção: "xyz" é a pasta onde está localizado

Depois de copiar os arquivos, inicie seu servidor Apache e aponte seu navegador para http://localhost/moodle, para iniciar a instalação pela interface web.

Então aparecerá uma tela de inicio de instalação, pedindo que você selecione uma lingua, selecione 'Português - Brasil (pt_br)' e clique em next.



Logo após, a instalação do Moodle irá fazer uma checagem para saber se seu sistema satisfaz suas dependências. Caso satisfaça a checagem será sinalizada com um "OK", caso contrário o Moodle indicará falha no respectivo ítem.




Agora, após todas as dependências estando satisfeitas, você clicará em "Próximo" para dar continuidade a instalação.

No próximo passo ele apresentará uma tela pedindo três ítens:
  • Endereço web (onde o moodle ficará hospedado);
  • Diretório moodle (diretório fisico do servidor onde o moodle está hospedado);
  • Diretório data (onde serão guardados materiais e configurações de usuários);
Atenção: o diretório deverá estar com permissões de escrita.



Na próxima tela ele apresentará a configuração do banco de dados, para isso complete os campos com os parâmetros necessários e clique em próximo.

Nota: Você terá de criar um banco de dados correspondente ao preenchido no campo "Banco de Dados" para isso entre no seu mysql e execute o comando CREATE DATABASE moodle onde "moodle" é o nome do banco de dados.



Logo após o Moodle irá fazer outro check-up para verificar outras dependencias, se estiver tudo nos conformes, clique em 'próximo'.

Agora o moodle irá baixar e instalar um 'Language Pack' que será o idioma padrão utilizada no seu ambiente, basta selecionar seu idioma e clicar em "próximo".



Agora, o Moodle irá criar o arquivo config.php que é o arquivo onde contém as configurações padrão do sistema, logo após criada, você poderá clicar em continuar para concluir a instalação e então o moodle exibirá a tela abaixo com os temos da licença:


.
Leia a licença e clique em "Yes" para aceitá-la e irá aparecer mais uma tela com algumas informações sobre o lançamento do moodle então, basta clicar em "continue" e o moodle irá concluir a instalação.

Agora o moodle exibirá uma tela de criação do usuário administrativo, que é o "super" usuário, que irá administrar efetivamente o moodle, após preencher todas as informações clique em "update profile" para continuar.


Logo após o moodle irá apresentar algumas opções de personalização, basta configurá-lo a gosto e pronto, o moodle está pronto para ser utilizado!

Tela padrão


Parabéns! Aproveite e explore os recursos desta poderosa ferramenta livre de ensino á distância aprovada e utilizada por milhares de instituições em vários países, desenvolvido por uma comunidade aberta de milhares de pessoas. A qualquer momento ou hora, você poderá consultar o site oficial do moodle para tirar suas dúvidas e/ou contribuir com a comunidade.

5 Response to "Instalando o Moodle"

  1. Anônimo says:

    Muito Bem Mozo

    Unknown says:

    ótimo post
    mesmo sendo um CMS fácil de instalar e configurar ainda tem gente que samba na hora de fazer (não sei como mas, samba)

    mais fácil que isso só pegando a ferramenta instalada :D

    Os "problemas" mais frequentes na instalação do moodle, são coisas simples como permissões de diretorios e banco de dados.

    Anônimo says:

    Agradeço se alguem puder me ajudar .Para instalar o moodle é possível ter só php e mysql ou tem que ter apache também?

    Segui o seu tutorial e, com exceção de uns acertos de permissões e detalhes php (como o GD e o CURL que não estavam instalados) tudo correu perfeitamente, porém, aparentemente o moodle não está enviando as mensagens de confirmação de cadastro para o e-mail de quem se inscreve.

    Você tem idéia do que pode ser?
    (instalei e estou rodando ele na minha rede local)