Internet Banda Larga no Brasil chega a ser 400 vezes mais cara.
Não é novidade que a internet "banda larga" no Brasil é cara, mas a partir de uma pesquisa realizada pela TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), tomando como base de 1mb (mega bit), descobriu-se que ela pode chegar a ser 400 vezes mais cara que em outros países como Estados Unidos, Japão e países da Europa.
Manáus por exemplo, o megabit chega a ser 395 vezes mais caro que a mesma velocidade no Japão. O Mbps comercializado pela Tiscali italiana, por exemplo, custa o equivalente a 4,32 reais ao mês. Na França, a Orange cobra 5,02 reais pela mesma velocidade e na Time Warner, nos Estados Unidos, o preço é o equivalente a 12,75 reais.
No Japão o megabit através do Yahoo chega a custar míseros 1,81 reais!
Uma das justificativas para o alto preço pago no Brasil pelo megabit é o do monopólio entre as operadoras e falta de intervenção do governo. Ou seja: não tem concorrência, a operadora coloca o preço que quiser, o governo não intervem, logo a operadora se dá bem com lucros altíssimos em cima do bolso do consumidor.
O WiMax talvez seja a chance de trazer alguma melhoria nos custos para a internet banda larga no Brasil, mas por enquanto está parado no Tribunal de Contas da União, sem solução á aproximadamente 2 anos.
Onde é que vamos parar?
Fonte: Idgnow!
0 Response to "Internet Banda Larga no Brasil chega a ser 400 vezes mais cara."
Postar um comentário